SEMANA DOS ANIMAIS NA ESCOLA





CADA BICHINHO, UM CUIDADO DIFERENTE

A alegria toma conta da casa com a chegada de um animal de estimação. Mas cada bichinho tem suas características e elas precisam ser respeitadas. Tem pet que é mais agitado, outro mais calmo. Tem os manhosos e aquele que não há como ter tanta interação maior. Para ajudar a cuidar do seu “melhor amigo” listamos algumas dicas que precisam ser levados em consideração na criação dos bichanos.
Quer um cachorro em casa? A primeira dica é saber se a raça que você quer ter condiz com o estilo de vida da família. Você e seus filhos gostam de viajar ou passear no parque? Opte por uma raça mais brincalhona. Mas se a ideia é ter um cachorro para ficar fazendo cafuné no sofá, a sugestão é pegar as raças mais “preguiçosas”.
Escolher um animal adequado ao tamanho da casa ou apartamento também é essencial. E não esqueça: o cão é um animal muito brincalhão e afetivo, por isso precisam sempre de muita atenção.
Os gatos já são mais independentes. Eles são ideais para quem mora em lugares pequenos ou não passa muito tempo em casa. É um animal super sociável, afetuoso e adora se enroscar junto aos donos quando querem carinho. Por terem unhas bem aviadas, é bom sempre ter em casa arranhadores e brinquedos. Desta forma, você evita estragos nos móveis da casa, já que eles precisam afiar as unhas. E outra dica muito importante. Se mora em apartamento, coloque grades ou telas nas janelas. Gatos são bem aventureiros e terminam se jogando lá de cima.
Se tem filho com alergia, é bom consultar o pediatra antes de ter um gatinho, pois muitas pessoas sofrem com os pelos. Se a sua família passa o dia fora de casa, mas mesmo assim gostaria de ter um animal de estimação, que tal um peixinho? O aquário, além de decorativo, também transmite sensações de bem-estar para o ambiente. O peixe pode ser o primeiro pet do seu filho, pois estimula a responsabilidade e carinho. Mas apesar de não se ter tanto trabalho, o peixe precisa de cuidados, como alimentação diária, limpeza do aquário e um filtro na água.
E o hamster? As crianças adoram. Por ficarem em gaiolas, não bagunçam a casa. É ideal para crianças pequenas, que podem observar um bichinho sem ter tanta responsabilidade. Mas atenção, se optar por um casal de hamster, lembre-se que eles reproduzem muitos. Tem também quem goste de ter animais pouco convencionais. Como é o caso do Ferret, conhecido como furão. Ele é ideal para quem quer um animal brincalhão e engraçado, mesmo morando em um espaço pequeno. O furão não fica parado no colo por muito tempo, mas atende pelo nome, aprende truques e passeia na coleira.
E você, com todas as dicas, já escolheu que bichinho ter?