PROJETO COOPERATIVISMO NA ESCOLA

A Coordenadora do  Projeto Cooperativismo na Escola, professora Angela, entregou aos alunos dos 5º anos livros com o objetivo de informar, orientar a importância do trabalho Cooperativo na Escola, desde a confecção de terrários até as atividades que envolvam valores éticos e morais. O livro "EU + VOCÊ = MUNDO MELHOR" orienta o trabalho do professor de ciências para a organização do terrários com os alunos e disponibiliza profissionais da área de agronomia para explicar os cuidados com o solo, e o processo de cuidado para bons resultados deste processo. A ação propõe socialização com a família ressaltando a importância dos cuidados com o meio ambiente.

OS GUARDADOS DA FAMÍLIA

Para comemorar a Semana Especial do Município, recebemos a visita da Nona Henriete Mastella, onde na oportunidade ela contou histórias de antigamente e relatou como era a Educação naquela época. Para finalizar os alunos juntamente com a Nona, cantaram a música Bella Polenta, e degustaram de uma deliciosa polenta feita pelas merendeiras da escola.





.
 











Hora do Conto - Semana Especial do Município

Para comemorar a Semana Especial do Município, a bibliotecária Tatiana Martins, contou a história
 " E o carro cansado parou", onde relata o sonho e o desejo de um pequeno agricultor do interior,  em comprar um carro "vinte-e-nove". Para isso ele trabalhou noite e dia, vendeu galinhas e porcos para conseguir o dinheiro, e guardava o valor recebido das vendas embaixo do colchão. Com o passar do tempo ele comprou o carro e precisou fazer uma aula para saber dirigir, pois afinal de contas ele só sabia conduzir carroça. Porém, ao voltar para casa com seu carro novo, ele esqueceu de perguntar como desligava o "vinte-e-nove", então ele resolveu dar voltas e voltas no potreiro para cansar o seu "vinte-e-nove". Toda a vizinhança dava palpites de como fazer o carro parar, porém de nada adiantava. Até que a gasolina terminou, e o agricultor na sua maior ingenuidade achou que o carro havia cansado de andar.


O CORPO HUMANO

O 2° ano da Professora Mônica Linassi, para trabalhar o  Corpo Humano usou o Clássico Infantil PINÓQUIO como atividade desafiadora. Teve a visita surpresa do boneco articulado na Hora do Conto momento em que as crianças interagiram e brincaram com ele. A turma montou um boneco Pinóquio articulado onde os alunos fixaram fichas com as partes do corpo humano e também na oportunidade introduziram a matemática com figuras geométricas com a confecção do boneco móbile em EVA com figuras geométricas.
 


XVI MÃE NA ESCOLA

No dia 08 de Maio, nas dependências do Centro Comunitário do Bairro Modelo, foi realizado o XVI Mãe na Escola, evento esse que foi prestigiado por todas as mães, professores, funcionários, Prefeito Municipal Eduardo Buzzatti, e a Secretária Municipal Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe.
 Iniciamos a noite com a saudação e acolhimento feito pelo Diretor da escola Valmir Sartori.
Também um grupo de alunos do PROEIC cantaram uma paródia da música "Esse cara sou eu" de Roberto Carlos, intitulada "Esse Filho sou Eu", coordenados pelo professor de música Rodrigo. Logo após a Assistente Social Silvana falou sobre a importância dos pais estarem sempre presentes na vida dos filhos dando  bons exemplos para que estes sejam refletidos de forma positiva na vida das crianças. Enfatizou também que existe um papel que os profissionais da educação e a escola não podem assumir: Que é de ser pai e ser mãe!
Os alunos do Grupo de Teatro da escola também fizeram sua homenagem para as mães, apresentando a peça "Sei que eu tenho", coordenados pela professora Vanessa Krabbe.
Para finalizar a noite foi realizado o sorteio de brindes patrocinados pelo comércio de Pejuçara, sendo recepcionadas com um delicioso buffet de cachorro-quente.













Bolinho da Alice

Para realizar uma sondagem sobre a realidade das turmas, a professora Eliane Valandro, da disciplina de português do 4° 06 e 4° 07 anos, utilizou como instrumento didático a história clássica: Alice no País das Maravilhas, fazendo assim relações e comparações com o comportamento da Alice durante sua aventura, onde muitas vezes a curiosidade, nervosismos, medo, força, paciência, coragem, ousadia, justiça, união, respeito, sonho, imaginação, estavam presentes.
Para encerrar degustaram o delicioso "Bolinho de Alice"


PACTO NACIONAL pela ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

O PACTO é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, Estados e Municípios com objetivo de alfabetizar crianças até no máximo 8 anos de idade, ao final do 3° ano do ciclo de alfabetização.
Este programa terá várias ações que serão desenvolvidas pelo MEC. Serão ações integradas as quais contribuirão para a alfabetização e letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.
Em nossa escola são seis professoras alfabetizadoras que fazem parte desse programa, uma professora orientadora que fará a formação continuada e uma coordenadora do PACTO.
A 1° etapa de formação com carga horário de 12 horas já foram realizadas no mês de março deste ano.
Essa formação vem auxiliar as alfabetizadoras a repensar sua prática de alfabetizar, onde são convidadas a assumir uma nova postura para o ato de aprender e ensinar. Assim são instigadas a buscar outras formas de pensar e entender a alfabetização para que a criança compreenda o uso e a função da escrita em sua vida..




HORA DO CONTO

HORA DO CONTO
A Biblioteca "Fonte do Saber"
História " O valor de uma moeda"
Bibliotecária Tatiana Martins
Turmas atendidas: Pré ao 5° ano/ turno da manhã
 



Destaque no Esporte

No dia 26 de Abril, os alunos dos Anos Finais participaram de um torneio esportivo das Escolas Estaduais e Municipais da 36° Coordenadoria de Educação. O local da competição foi na Escola Estadual São Pio X na comunidade Vila Salto de Bozano.
Nossa Escola teve destaque nas seguintes categorias e modalidades esportivas:
1° Lugar Infantil Feminino - Vôlei
1° Lugar Infantil Feminino - Futal
  1° Lugar Infantil Masculino - Futsal
1° Lugar Mirim Masculino  - Futsal
PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS PELA PARTICIPAÇÃO E PELO EXCELENTE DESEMPENHO....


 

Abertura do PROEIC


No dia 24 de Abril, os alunos dos Anos Finais participaram da  abertura do PROEIC-2013 (Programa de Educação Integrada Para a Comunidade). Nesta oportunidade foi apresentado parte dos projetos que o programa vai realizar durante este ano nas áreas da cultura, esporte e lazer. Durante a tarde foi realizado uma palestra sobre o meio ambiente, onde este tema será abordado com frequência durante período de trabalho. Salienta-se também a presença do Pe. Marcos que deu sua benção ao novo local desejando um bom trabalho durante este ano de 2013.




Pré-Escola é presenteada com brinquedos pela SMEC

A Secretaria Municipal de Educação presentou a Pré-Escola com brinquedos novos. Acreditando que o brincar é também uma das formas de desenvolver a aprendizagem e o conhecimento nas crianças, bem como uma maneira  preparar para futuras atividades de trabalho: evoca atenção e concentração, estimula a auto-estima e ajuda a desenvolver relações de confiança consigo e com os outros. Colabora para que a criança trabalhe sua relação com o mundo, dividindo espaços e experiências com outras pessoas.